Serviços

Projetos de fundação

Projetos de fundação

Elaborado mediante tabela de cargas (reações) fornecidos pelo projetista da estrutura, o projeto de fundação é quem determina o tipo de fundação ideal para determinada construção. Deve se levar em conta as características do solo através de ensaios de campo (por exemplo a sondagem SPT). O projeto é composto pelas características dos elementos de fundações, dimensões, profundidades, cotas de arrasamentos, quantitativos de materiais, métodos executivos, detalhes construtivos, etc.
Projeto estrutural

Projeto estrutural

O Projeto Estrutural deve respeitar a arquitetura e dimensionar os elementos portantes (em geral pilares, vigas e lajes). Um bom projeto estrutural deve conciliar a ténica, segurança e economia. Em geral o projeto é composto pelas formas e armações e nele estarão todas informações necessárias para executar a estrutura em questão.
Projetos complementares

Projetos complementares

Definem os dimensionamentos dos elementos componentes de hidráulica e elétrica. Dentre eles: água fria, água quente, água pluvial, esgoto, reusos, reservatórios, iluminação, tomadas, telecomunicações, ar condicionado, entre outros. A compatibilização entre os projetos complementares juntamente com o projeto estrutural é fundamental para não haver conflitos durante a execução da obra.